CURSO PRÉ-SIMPÓSIO

Como adaptar a Nutrição Comportamental para programas de qualidade de vida

  • Data/Hora 27/09/2018 - 14:00 às 17:00

  • Carga Horária 3 Horas



Descrição

Há uma crescente demanda por programas de promoção à saúde e qualidade de vida nos ambientes de trabalho e no atendimento em saúde pública. Porém, muitas vezes, as estratégias são limitadas e se baseiam apenas em educação nutricional e foco na perda de peso.

É necessário modificar e ampliar esse foco para impactar efetivamente o estilo de vida e comportamento alimentar. Mas o quê fazer? Como elaborar ações eficazes? A Nutrição Comportamental pode ser adaptada para esse contexto - muitos pacientes/clientes e pouco tempo - e é uma grande oportunidade oferecer um serviço inovador que integre o bem-estar físico, emocional e social.

O objetivo desse curso é mostrar possibilidades de atuação do nutricionista para o trabalho com foco em mudança de comportamento nos programas de qualidade de vida - integrando atendimento individual breve e ações em grupo - com foco especialmente em estratégias de terapia cognitivo-comportamental, entrevista motivacional e ferramentas de coaching. Instrumentos de triagem, demonstração de consulta breve, temas de palestras e ações complementares serão discutidas de forma prática.

Público-alvo: Nutricionistas que prestam serviços para empresas e/ou outras instituições de atendimento ao público.

Material: capítulo 20 livro Nutrição Comportamental no atendimento em empresas.


Sobre os Professores:
Fernanda Timerman

Nutricionista, Master em Education by Research pela Sydney University validado para mestrado na FSP-USP. Aprimorada em transtornos alimentares pelo AMBULIM (IPq-HCFMUSP); Instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT); em formação nos cursos de mindfulness e compaixão na saúde (instituto Sedes Sapientiae) e Coaching de Saúde e Bem-estar pela Carevolution e Wellcoaches. Coordenadora do grupo especializado em nutrição, transtornos alimentares e obesidade (Genta), membro do grupo corpo e cultura (endangered bodies) e idealizadora do Nutrição Comportamental.