CURSO PRÉ-SIMPÓSIO

Obesidade e Transtornos alimentares – como prevenir sem causar danos?

  • Data/Hora 27/09/2018 - 14:00 às 17:00

  • Carga Horária 3 Horas



Descrição

Você sabia que intervenções focadas exclusivamente em perda de peso e emagrecimento podem levar à problemas de imagem corporal e comportamentos alimentares transtornados - além de transtornos alimentares?
Evidências científicas comprovam que as intervenções que consideram fatores comuns para o desenvolvimento da obesidade e dos transtornos alimentares são mais efetivas, pois envolvem mudanças comportamentais relacionadas a alimentação, atividade física, imagem corporal, autoestima e influência da mídia.
Essas intervenções são, em sua maioria, baseadas em teorias e técnicas comportamentais que buscam trabalhar cognições (pensamentos, crenças e atitudes) no formato de dinâmicas de grupo.

O objetivo deste curso pré-simposio é discutir porque a prevenção deve ser feita de forma conjunta, e quais os riscos de programas isolados. Também apresentar estratégias para o desenvolvimento de intervenções de grupo, sob a ótica da Nutrição Comportamental, utilizando como exemplos práticos programas de prevenção validados internacionalmente e a Versão Brasileira do programa de prevenção conjunta New Moves ( http://www.newmovesonline.com/Brazil.html).


Sobre os Professores:
Karin Louise Lenz Dunker

Nutricionista formada pela FSP-USP. Mestre e Doutora em Nutrição Humana Aplicada interunidades - USP. Pós-doutora pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Nutricionista do Programa de atenção aos transtornos alimentares (PROATA) - UNIFESP. Certificada em Mindfulness Based Eating - MBeat. Formada em Entrevista Motivacional pelo Aim of Change (San Francisco – EUA). Membro do GENTA e parceira do Instituto Nutrição Comportamental.

Paula Costa Teixeira

Profissional de Educação Física formada pela UniFMU com licenciatura plena. Doutora em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP. Colaboradora do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e do AMBULIM (IPq-HCFMUSP). Cuidadora Integrativa pela Unifesp. Cadeísta formada no método das cadeias musculares pela APGDS. Autora do blog Exercício Intuitivo. Membro do GENTA e parceira do Instituto Nutrição Comportamental.